24 de novembro de 2014

Acampamento 22 e 23/11 - New Generation

Nosso ano está chegando ao fim! Com certeza foi um ano maravilhoso cheio de mudanças na Tropa Sênior Harpyja. E pra encerrar , um acampamento sênior de qualidade com muitas aventuras, despedidas e boas vindas.Iniciamos o fim de semana nos encontrando logo de manhã bem cedo na sede do grupo, dividimos as patrulhas nos carros e seguimos ate o inicio da estrada para a Fazenda Pico Paraná. Chegando lá cada patrulha recebeu um pacote contendo sacos de lixo, intruções com 10 atividades para cumprir durante o caminho ate a fazenda e uma bússola para fazer o percurso de Gilwell.

Após andar quase 6 quilômetros, chegamos a fazenda para montar nosso acampamento, juntamos as patrulhas Apiaká com Kariri (Apiriri) e Txuka com Mawé (txukamawe), fizemos a abertura e recebemos a comida para fazer o almoço: Arroz carreteiro. 




Depois de lavar as montanhas de louças, chefe Shiba aplicou um jogo: cada patrulhão teria que montar uma biga para cumprir um percurso e durante ele achar duas cordas, voltar para o local de inicio e adivinhar os nós que estavam nas cordas achadas. O patrulhao Txukamawe ganhou esse jogo.




Após isso foi a vez do chefe Tilso aplicar um jogo para nossa tropa: cada patrulhão teria que achar pelo menos 5 batatas doce perdidas no rio e faze-las de duas maneiras diferentes. A txucamawe fez fritas e assadas e a Apiriri fez umas na grelha e outras assadas na brasa. Enquanto uns cuidavam das nossas batatas, outros (nossos seniores fortões) foram ajudar a pegar a lenha para nosso fogo de conselho.





Quando começou a escurecer, pegamos os ingredientes para nossa janta: macarrão com molho de frango (boatos que o da Apiriri ficou mais gostoso). Depois de comer muito, a chefe Mariza aplicou o jogo noturno chamado Pangea: era o planeta Terra que formava um só continente. Os humanos (tropa Sênior) tinham inimigos mortais chamados trolls. Eles tinham que encontrar o circulo do Poder para salvar a raça humana. Para encontrar o circulo, deveriam encontrar os sábios (Gronks) e pegar com cada um deles uma parte de um enigma que juntando as partes encontraria o circulo do poder, porém tinham que fugir dos trolls que se encostassem em qualquer humano, este congelaria. Quando os humanos encontrarem o Circulo terão o poder e o controle absoluto dos trolls e dominarão Pangea.  O patrulhão Txukamawe ganhou.
E finalmente chegou a hora do nosso fogo de conselho, organizado pelos seniores Andrei e Lucas Barbosa e a guia Rafaela, por ser o ultimo deles na Tropa Senior. Foi um fogo cheio de emoções, despedidas, amor e amizade entre irmãos escoteiros.
Quando terminamos nosso fogo, chefe Shiba mandou a gente arrumar nossas mochilas de ataque porque iríamos subir o Itapiroca, montanha próxima ao Pico Paraná. Depois de tudo pronto, começamos nossa caminhada as 2:30 com o objetivo de ver o nascer do sol, mas começou a chover e nossos seniores estavam cansados depois de tantas atividades, então paramos no Getulio, morro ao qual a passagem é obrigatória para quem vai ao Pico Paraná, Itapiroca ou Caratuva. 




Chegamos ao nosso acampamento perto das 8 horas, tomamos nosso café da manhã e fomos para o culto, também organizado pelos nossos seniores Andrei e Lucas Barbosa e a guia Rafaela. O tema abordado para reflexão foi uma metáfora da fogueira do fogo de conselho.Depois disso chefe Shiba aplicou um jogo: cada patrulhão teria que fazer uma maca para levar um ferido em um percurso dentro do rio, a vida do paciente era uma vela, se a vela apagasse teria que voltar ate o inicio do percurso. A patrulha Txucamawe venceu esse jogo.

 

Depois de enfrentar as pedras escorregadias, ficamos livres dentro de um lago tentando pegar peixe e fazendo preguiça e comando craw na famosa corda do Shiba. 

*Martha cuidando da sua rede de pesca*

E para encerrar esse acampamento, a chefia preparou um churrasco maravilhoso. Desmontamos nosso acampamento, fizemos o encerramento e voltamos para a sede do CPA.
Agradecemos a todos os chefes, seniores e guias que participaram desse momento, foi maravilhoso passar um fim de semana estilo Sênior. E aos nossos seniores que passarão para o clã pioneiro um agradecimento mais que especial pelos anos dedicados, pelos momentos especiais e pelas amizades que serão para sempre. Assim como diz nossa canção da despedida
: não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.

SAPS



Lar dos Idosos

No dia primeiro de novembro fizemos uma visita ao Lar dos Idosos localizado em Pinhais para alegrar o dia de queridos velhinhos e dar à eles presentes de Natal.
Começamos o dia cantando e tocando violão para animar um pouco todos que estavam presentes!


Logo em seguida,a pedidos do Chefe Tilso,nos dividimos para escutar um pouco a vida de cada idoso.










Nos reunimos em uma roda de conversa para que cada sênior contasse um pouco da história que aprendeu!



Como de praxe, montamos uma mesa farta de comidas e bebidas,até porque a Tropa Sênior come por 100,come por 1000!
Obs.:Não temos fotos desse momento pois estavam todos famintos e acabou tudo antes que pudesse ser ligada a câmera :p

Demos o grito da sênior,tiramos uma foto e partimos para a sede de nosso grupo comer mais um pouquinho hehe =D


Agradecemos o pioneiro Guilherme Surek por ter arrecadado com sua turma dinheiro suficiente para montar kits de Natal e doar à todos do lar,cada sorriso no rosto foi uma recompensa!

SAPS