11 de julho de 2013

Escotismo 101*: Uma breve explicação e a história de Baden-Powell


Para ajudar aqueles que querem passar pelo Período Introdutório e fazer sua Promessa, mas também para relembrar os mais antigos, eu criei o Escotismo 101, que é uma pequena seção do blog que tem como objetivo explicar os requisitos básicos do Distintivo de Promessa Escoteira, o primeiro distintivo para o começo da progressão pessoal (esse aí do lado).


Começando com a história do fundador do Escotismo, Baden-Powell. 
Nascido em Londres, dia 22 de fevereiro de 1857, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell estudou em colégios públicos e após terminar seu ensino médio, ingressou no exército, onde teve uma excelente carreira.
Devido às suas promoções que ocorriam muito rápido e seu destaque nas campanhas militares, como a contra os Zulus, Ashantis e Matabeles (até sendo chamado de Impisa, o lobo-que-nunca-dorme, pelos nativos) e a Guerra de Mafeking, B-P ficou subitamente famoso.
Quando voltou para a Inglaterra, essa fama ajudou a popularizar seu livro destinado ao exército, Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar) entre escolas masculinas. Foi daí então, que ele se propôs ao desafio de escrever um livro direcionado para jovens, o Escotismo Para Rapazes, originalmente publicado como fascículos quinzenais para então ser compilado como um livro, que posteriormente fundaria o Escotismo.
Passou a se dedicar exclusivamente à essa causa, viajando ao redor do mundo e espalhando o Movimento Escoteiro mundialmente. Quando começou a enfraquecer, regressou à África e fixou-se no Quênia, na mesma residência onde faleceu em 8 de janeiro de 1941. Atualmente, Baden-Powell está sepultado na Saint Peter's Churchyard, Nyeri, também no Quênia.


No próximo Escotismo 101 falaremos da fundação e início do Escotismo no Brasil e no mundo. Não percam! :D

SAPS!


*Só explicando rapidinho, me corrijam se eu estiver errada, 101 é um termo em inglês que é geralmente utilizado durante o período universitário para dizer que tal assunto é básico e introdutório dentro da sua matéria. O motivo de eu ter escolhido um termo em inglês é porque soa muito melhor do que Escotismo Para Leigos.