Oi galera, tudo bem com vocês?
Então, estou aqui para explicar a vocês o que você, sênior ou guia, precisa para tirar essa insígnia.
Bom, primeiramente, você precisa atendar a algumas normas, como:
a) A Insígnia do Desafio Comunitário pode ser conquistada a partir da Cerimônia de Integração;
b) A conquista da Insígnia do Desafio Comunitário será assinalada pela outorga de um certificado próprio e do distintivo correspondente;
c) A Insígnia do Desafio Comunitário poderá ser usada no vestuário ou uniforme escoteiro até saída do Ramo Sênior.
A Insígnia do Desafio Comunitário é usada acima do bolso esquerdo da camisa do uniforme ou vestuário escoteiro, acima das estrelas de atividade e abaixo do distintivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Quando usada em conjunto com outras Insígnias de Interesse Especial deve estar disposta em simetria, em relação ao centro do bolso.
E há também alguns requisitos para se obter essa Insígnia:
- Participar, como Sênior, de um Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, ou de outra atividade de ação comunitária realizada pela sua Patrulha, Tropa ou pelo seu Grupo Escoteiro.
- Participar de um PROJETO, no Ramo Sênior, que pode ser realizado sozinho, com sua Patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
- Que seja idealizado e concebido pelo próprio jovem, Patrulha ou Equipe de Interesse.
- Cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente daquela em que reside, estuda, trabalha ou está localizado seu Grupo Escoteiro.
- Que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto designado pelo Chefe de Tropa;
- Cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;
- Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; e
- Que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
Atendidas as normas e aos requisitos você pode realizar o projeto para obter a Insígnia.
SAPS.