14 de agosto de 2013

Você Sabia? Curiosidades Escoteiras - Dois

   Boa tarde gente linda!!
Então, hoje é quarta-feira!! Então temos aqui um novo capítulo da série "Você Sabia?". :D



 
   Nesse vídeo a gente mostrou sobre os chamados "Quinzhees". Se você não entendeu como faz um, ou constrói, então eu vou tentar explicar aqui. Bom, a primeira coisa que você tem que pensar antes de construir um Quinzhee é a localidade do mesmo. É melhor que você pegue um local atrás de uma "montanhazinha", ou um declínio, porque assim você vai poder bloquear o vento para ele não chegar até você. O segundo passo é você fazer um círculo em cima do local em que você vai construir ele, porque assim vai ficar mais fácil na hora de você colocar a neve, e você vai ter uma noção se vai caber a quantidade de pessoas que você quer que caiba lá dentro. Depois de ter feito isso, peque a neve com uma pá e construa uma toca. Depois de algumas horas, a neve vai cristalizar, como se fosse "endurecer" e criar forma. Isso faz com que o quinzhee tenha resistência. Para finalizar, peque uns gravetos de mais ou menos 20cm, e coloque eles no quinzhee. Por último, faça uma portinha, e retire a neve de dentro dele. Lembre-se que você vai tirar a neve até o ponto em que você vai tocar no graveto. E dai é só chamar uns outros escoteiros, pegar seu saco de dormir, se agasalhar MUUUITO e acampar!! 
   Espero que tenham gostado gente, e quem sabe um dia a nossa tropa não faz uma viagem nesses lugares que tem neve e acampa em um né!!
   Então povo, para saber as novidades da tropa, das atividades que fazemos e eventos, acompanhem mais o nosso lindo cheiroso gostoso blog da Tropa Sênior Harpyja,  :D
   Beijoooo e bora pro PP sábado!!



SAPS

13 de agosto de 2013

14º World Scout Moot

  Boa noite seniores e guias, hoje resolvi postar bem rapidinho sobre um evento que está ocorrendo agora mesmo no Canadá, o 14º World Scout Moot! 



  E que raios é esse Moot?
  Moot, para os que não sabem (como eu, até uns 3 segundos atrás), traduzido do antigo inglês saxônico, significa REUNIÃO, meeting. E é exatamente isso que está acontecendo do dia 08 até o o dia 18 de agosto no Awakamenj Mino Base Camp, Quebec, Canadá. Uma grande reunião que está reunindo jovens do mundo inteiro com idades entre 18 e 25 anos! Infelizmente, como os seniores tem entre 15 e 18 anos (incompletos), nossa maravilhosenta Tropa Sênior Harpyja não pode ser representada oficialmente...
  MAAAS, como o CPA sempre precisa ser representado no mundo inteiro, os pioneiros Ana Helena Guil e o Nicolas Iargas, assim como a chefe Amanda Iargas, foram mostrar para os gringos como o nosso grupo é lindo e animado! Desejamos um ótimo Moot para eles e que se divirtam bastante! Ainda não temos muitas fotos deles, mas a Ana postou hoje essa foto diretamente do Canadá!
  Já que estamos falando de Moot daqui e Moot de lá, e muitos de vocês já estavam com vontade de pegar o avião e se infiltrar no 14º Moot Mundial, vamos fazer uma propaganda do...
   Como alguns seniores serão pioneiros no final do ano (Eduardo,Matheus, Popo, Guilherme e eu), já programem suas agendas para ir no II Moot Scout Interamericano, que ocorrerá, não no Canadá, e sim aqui pertinho, no Rio Grande do Sul, entre os dias 27 de dezembro de 2013 e 04 de janeiro de 2014. Quem pode participar? Jovens entre 18 e 21 anos, ou seja, pioneiros. O principal objetivo do II Moot é promover atividades culturais, ecológicas, recreativas, espirituais, turísticas e, principalmente, atividades comunitárias com o objetivo de intercâmbio de experiências, de integração e de servir (se lembrem que o lema pioneiro é SERVIR). 




  Espero que os seniores que serão pioneiros até dezembro se informem e procurem fazer a inscrição e ir no Moot, porque é uma experiência única de servir à comunidade e fazer novas amizades com nossos vizinhos latino-americanos. 
  A inscrição é feita pelo SIGUE JOVEM, e, para mais informações e boletins sobre o evento, acessem o site
  É isso... Postagem mais informativa, mas que é útil àqueles que não sabem muito o que se passa no mundo escoteiro :)
  SAPS 

Atividade 10/08/2013

   E ai galera da Tropa Sênior mais linda do mundo, hoje vamos ver um pequeno resumo da atividade passada (10/08).
   Então sem mais delongas demora... Começamos nossa atividade ouvindo os recados ditos na abertura, tendo como o mais relevante (Na verdade é o único que eu lembro): CHURRASCO DO CPA!! O churrasco vai acontecer no dia 25/08(Domingo) ás 11:30 no CPA (é meio óbvio) e o custo é R$20,00.(Você que pegou ingressos pra vender... VENDA! ¬¬ .E se não pegou... Divulgue! Chame uma galeeera, pra deixar o churrasco mais agitado legal!).


   Continuamos nossa atividade com o quebra-gelo da Manu. Onde pudemos sujar nossos tênis, botas, mãos e joelhos de areia enquanto duas pessoas tinham que andar de quatro pra carregar uma pessoa, até que todos os elementos de cada patrulhão ( 1 e 2 ) tivessem atravessado o campo.
   A Seguir fomos ao interior da sede a fim de ouvir uma educativa palestra feita pelo nosso Sênior Oculto Eduardo Martyres a respeito da viagem ao Pico Paraná (Sábado, 17/08) com recomendações e informações sobre: tempo de caminhada, temperatura do local, o que levar,etc. (A guia Rafaela Toniol fez uma postagem bem completa envolvendo todos esses assuntos: Para ver o post clique aqui.
   

                                                                            Pico Paraná 

   Após a palestra, fomos fazer a atividade aplicada pelo Matheus Rauch onde tinhamos que pular uns pneus e correr para que o Matheus fizesse um pergunta (no caso as perguntas foram de temas como conhecimentos sobre escotismo e conhecimentos sobre o Brasil). Se a pergunta fosse acertada pela pessoa, esta estava liberada para voltar ao ponto de partida com um ponto acrescido.Mas se a pergunta fosse errada, a pessoa além de ter que ser acertada com um balão d'agua, tinha que passar se arrastando entre duas lonas estendidas no chão (Detalhe: havia uma coisa entre essas lonas, mas só sabe quem foi na atividade ^^).

   Pra terminar, os chefes chamaram a todos para que aqueles que vão ao PP arrumassem os materiais (barraca, lona,etc), e as pessoas que não fossem deveriam limpar a lona suja do ultimo jogo. ( Os cara sujam o negocio e depois agente que tem que pagar o pato limpando u.u haha).Na sequencia foi feito o encerramento, o grito da Tropa Sênior foi dado e o dia termina com a Kariri limpando o canto (afinal, fomos os encarregados da atividade do final de semana).

          (Agradecimentos á Manu, ao Dudu e ao Matheus pelas atividades apresentadas)

    CONTINUEM ACOMPANHANDO O BLOG, NOVAS POSTAGENS SÃO FEITAS QUANDO VOCÊS MENOS ESPERAM! ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DAS NOVIDADES E JÁ VOU ANUNCIANDO UM NOVO QUADRO NO BLOG, EM BREVE...

                SAPS!!

Mochila Para o Pico Paraná

Fala Galera, hehe gostaram da atividade de sábado ?? Hoje como todas as próximas segunda-feiras (no caso madrugada de terça agora) eu vou fazer um postezinho, e como sábado está previsto a subida da Tropa da maior montanha do sul do Brasil, não podia deixar de comentar!

O PP tem 1.877,32 m de altura, muita subida vish, hehe segundo a Chefe Mariza a previsão térmica ser -2ºC.

Aqui vou escrever uma ajudazinha no que levar para subir:

-Barraca (que foram dividas já )

-isolante térmico
-saco de dormir 
-capa de chuva
- capa de chuva para a mochila 
- sacolas plásticas 
-2 camisetas (fora a do copo)
-1 calça reserva (para dormir e descer no outro dia, de preferência de malhas leves)
-3 meias
-cantil com pelo menos 1 litro
-anoraque
-tênis reserva ( o mais leve que tiver)
-gorro
-luva
-1 cueca/ calcinha
-moletom da sênior (ou outro)
-um casaco (que nao seja o anoraque nem o moletom )
-LANTERNA de CABEÇA
-APITO
-câmera fotográfica (opcional)
-protetor solar 
-desodorante (menor frasco possível)
- boné
-almoço (como sanduíches, chocolate)
-barra de cereal 
-jantar (acho que vai ser "cup noodles", mas vejam com a chefe se terá uma panela para esquentar a água) 
-café da manhã ( alimentos não perecíveis e que deem boa energia )
-remédios de uso frequente 
-protetor labial
-1 escova de dente
-1 pasta de dente pequena
-Kit Primeiros socorros
-Prato, copos e talheres (acredito que a chefe ja tenha dito como será o esquema (cada um leva o seu ou acrescentamos antes do acampamento, aconselho que procurem os monitores para se informarem)


Estes itens são básicos, mas você pode acrescentar oque achar necessário!

Algumas coisas que não devem ser levadas que só pesam na mochila:


-Necessaire 
-produtos de banho 
-produtos de beleza (inclui perfume)
-brinco
-cinto (somente se for pedido o uniforme)
-objetos de valor

Espero ter ajudado, lembrando que é só uma lista de apoio, você não é obrigado a segui-la.


SAPS.