8 de maio de 2014

Acampamento Superando Desafios


Neste último feriado a Tropa Sênior Harpyja esteve acampando em Bocaiuva do Sul. E como o título e o tema das esquetes já diz, foram quatro dias de desafios, em que nós enfrentamos nossos medos e onde superamos e aprendemos a lidar com o outro, pois a Tropa está de cara nova e os laços de amizade estão começando a se unir mais, formando a nossa grande família!



 No primeiro dia  foi o dia de escolhermos o local do nosso subcampo, demarcarmos a área do subcampo, montarmos as fogueiras, toldos, canto do lenhador, barracas, fossas, latrinas e construímos um chuveiro. Depois disso, o Chefe Shiba fez um jogo com biga, no qual tínhamos que subir o morro até a estrada e depois descer pela estrada até o ponto de partida. (Boatos que alguém caiu em cima do cocô de vaca!!) E quem acabou ganhando este jogo foi a Tchukamawé.


 Depois desse jogo voltamos para nossos subcampos e fizemos a janta utilizando a fogueira. Depois de todos terem jantado foi a noite em que subimos o Morro do Cruzeiro. Foi uma subida difícil para alguns, a subida durou cerca de 2 horas e meia, estava muito frio lá, mas o céu que estava cheio de estrelas nos acompanhou e a vista do amanhecer no dia seguinte foi incrível.




No segundo dia após descermos o Morro, tivemos o hasteamento da bandeira, tomamos o café da manhã e tivemos os jogos da Apiaká, o quebra gelo foi um UFC Sênior, aplicado pela guia Luciana, que na primeira parte era briga de jacaré, segundo briga de galo e em terceiro com os cabos, jogo em que a Tchukamawé venceu. Após esse jogo tivemos o jogo aplicado pela guia Malu, que era o jogo técnico, que envolvia nós e o uso da machadinha, jogo que a Apiriri  (Apiaká e Kariri) venceu. Após o almoço, tivemos o jogo dos chefes Arlindo e Eliane, que era de arremesso de CDS e bolas em determinada área pré-estabelecida, no qual a Kariri ganhou em primeiro. Depois disso tivemos os jogos da Mawé, o quebra gelo, jogo aplicado pelo Lucas Barbosa, foi um Buldogue e o jogo técnico foi sobre fogueiras, jogo aplicado pela Rafa, no qual tínhamos um barbante, uma vela e uma caixa de fósforos, cujo objetivo era passar a cera da vela no barbante para fazer um pavil e acender a fogueira de uma determinada distância, jogo no qual a Kariri ganhou. Após o jogo da Mawé o Shiba nos propôs um desafio: cozinhar um ovo dentro da lagoa! ( no início parecia impossível, mas até que não é), a Apiriri ganhou este jogo, pois tiveram a ideia de amarrar duas garrafas pets em uma grelha, fazer uma fogueira dentro de uma panela e usar como panela para cozinhar  o ovo um copo de alumínio com água ( deu certo!!). Infelizmente não temos fotos desse momento.



No final do dia tivemos o jogo do Shiba em que as monitoras da Apiriri, Larissa e Luciana, e os submonitores da Tchukamawé, Rafaela e Lucas, tiveram que se esconder para que as equipes adversárias os achassem, o jogo acabava quando os monitores ou submonitores fossem encontrados pelos adversários. Venceu este jogo a Tchukamawé, pois eles encontraram a Lari e a Lu deitadas na grama. Depois deste jogo nos reunimos envolta de uma fogueira comendo marshmallow para discutirmos com a chefia sobre nossas patrulhas e a relação entre os jovens da tropa, após isso ficamos conversando mais um pouco e fomos dormir.

O nosso terceiro dia começou as 6h da manhã, após hastearmos as bandeiras tomarmos nosso café da manhã tivemos os jogos da Tchuka, o primeiro jogo foi o quebra gelo, aplicado pelo Lucas Rauch, o nome do jogo era bastão elétrico ( muitas pessoas saíram voando neste jogo, inclusive eu!!). Depois foi a vez do jogo técnico aplicado por todos ali presentes da patrulha. O jogo foi basicamente sobre nós, a patrulha que venceu esse jogo foi a Mawé. Depois desse jogo fomos encarregados de carregar e cortar a lenha para o Fogo de Conselho que seria realizado  mais tarde naquele mesmo dia. Feito isso, foi a vez de irmos atrás do nosso almoço que estava amarrado em árvores em um raio de 10 metros, segundo a chefia. Essa busca era basicamente um jogo em que o monitor estava com as mãos amarradas, um dos jovens da patrulha era o cego ( que seguraria a galinha) e os demais jovens que sobraram podiam usar apenas uma mão, o objetivo do jogo era cada patrulha pegar uma galinha, mas ganhava o jogo a patrulha que pegasse duas galinhas ( haviam 5 galinhas). Venceram esse jogo as patrulhas Apiaká e Tchuka que dividiram a segunda galinha.


Após todos terem almoçado ( terminamos de almoçar eram 15h e pouco, no mínimo) o Shiba nos propôs um novo desafio: cozinhar um ovo em cima de uma árvore! Todos os 4 monitores subiram em uma árvore, onde teriam de montar a estrutura e cozinhar o ovo. Essa árvore por sua vez estava dentro de um quadrado, no qual o restante da tropa não poderia entrar. As equipes eram divididas em duas, na qual uma parte era a chuva, que tinha como objetivo atrapalhar a equipe adversária, e os demais tinham que ajudar os monitores passando a eles os materiais necessários para cumprir o objetivo do jogo. No meio do jogo duas monitoras, Larissa e Luciana, que tem medo de altura começaram a chorar e dai houve a troca pelos submonitores no lugar delas. Fim do jogo sem nenhum vencedor, pois nenhuma equipe conseguiu cumprir o objetivo. A única coisa que aconteceu foi todos os monitores e alguns submonitores encharcados por culpa do ANDRÉ. E como "vingança", jogamos uns 3 ou 4 galões de água nele. Depois do jogo, jantamos e fizemos o Fogo de Conselho.

No quarto e último dia, acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã tivemos o culto e fomos para a cachoeira ( que era muito linda e gelada!!). No caminho até a cachoeira e na volta também, jogamos inimigo, jogo em que quando o chefe grita inimigo todos se escondem e se o chefe encontrar conta como se o jovem morresse, a patrulha que tiver o menor número de mortes ganha o jogo. Na cachoeira demos o grito da nossa Tropa Sênior, o grito da Sênior Nacional e cada patrulha deu seu grito. 



Quando chegamos da cachoeira fizemos o almoço e logo começamos a desmontar os subcampos, os deixando limpos como encontramos. Depois dos subcampos desmontados foi realizado os jogos da Kariri, o jogo técnico também foi sobre nós e o quebra gelo foi um jogo chamado Aves Migratórias, no qual haviam duas equipes ( uma eram as aves e as outras as nuvens) e apenas uma pessoa era o vento, o objetivo do jogo era impedir que as aves passassem para o outro lado, não houve vencedores. Depois desses jogos carregamos o caminhão e descemos rumo aos carros para voltar a sede do grupo para irmos para casa. Na sede fizemos o encerramento e demos o grito da tropa e das patrulhas.



Bom, é como disse o nosso Chefe Shiba:
"Vi jovens cansados conseguirem,
 Vi jovens com medo superarem,
 Vi jovens pressionados realizarem,

E em uma sucessão de erros e acertos,
Todos enfrentarem seus medos,
E com lágrimas,dor e suor,

Saírem todos juntos,unidos e vencedores,
Por superarem seus desafios coletivos e pessoais,
E se orgulharem de realmente terem feito,
Seu MELHOR POSSÍVEL.

Parabéns Seniorada Mole! "