19 de setembro de 2014

Acamgrupo de 30 anos do CPA


               E aí Seniorada Mole, todos recuperados e prontos para o próximo?
               No ano de 2014, o Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo comemora 30 anos e neste último feriado, dos dias 6,7 e 8 de setembro, tivemos o nosso Acamgrupo.

1º Dia
              Saímos do CPA com muita animação, cantorias e brincadeiras. Chegando em Quitandinha pelas 8 horas, onde fomos bem recebidos e juntamente com os demais membros do nosso grupo, realizamos a abertura do Acamgrupo de 2014 do Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo. E para variar um pouquinho fizemos um lanchinho e cantamos um pouco com a Tropa de Pais, que curtiu muito fazer aquela Emengarda básica!! 
Chefe Lu curtindo o lanchinho
               Enquanto isso, os monitores escolhiam o local em que montaríamos nossos campos de patrulha. Depois disso, juntamos toda a tropa e fomos montar nosso acampamento, que por sinal era o mais afastado de todos ( claro que tinha que ser a Sênior), muito fresco, agradável e com um rio passando perto.
Nossa bandeira na ponte

      Cantinho da Chefia

Mawé

Apiaká 

Kariri 

Txuka

              Perto do meio dia fomos almoçar com o restante do grupo ( a comida estava uma delicia!! Agradecimentos especiais e parabéns a equipe que cuidou da cozinha). Após o almoço tivemos o jogo da Chefe Lu, onde fomos divididos em duas equipes ( Mawé e Apiaká vs Txuka e Kariri) e tínhamos que estourar as bexigas que estavam amarradas no tornozelo da equipe adversária. Jogo no qual as patrulhas Kariri e Txuka venceram. Terminado este jogo, voltamos para o nosso campo e nosso chefe Tilso nos lançou um desafio: montar uma balsa com nove garrafas pet com uma maquete de nosso campo de patrulha contendo uma pioneria, além do toldo e uma fogueira que deveria ficar acesa por todo o trajeto no rio. Todos fizeram suas maquetes com o material que tinham, mas nenhuma patrulha conseguiu manter a fogueira acesa ao longo do percurso. (Boatos que algumas balsas viraram no rio).




              Logo após esse jogo foi a vez de aplicar o que sabemos de primeiros socorros: uma moça e um rapaz caíram fazendo rapel e estão muito machucados, o objetivo era passarmos para o outro lado do rio com uma maca, colocarmos o ferido sobre ela, realizarmos os procedimentos de primeiros socorros mais urgentes e passarmos para o outro lado do rio, onde fosse possível uma "ambulância para levá-los ao hospital". A equipe das patrulhas Txuka e Kariri conseguiram realizar toda a passagem, porém realizaram errado os procedimentos de primeiros socorros. Já as patrulhas Mawé e Apiaká, infelizmente a maca acabou quebrando dentro do rio.

              Finalizando este jogo, tomamos banho e tivemos nosso jogo noturno: Corrida de Orientação, divididos em duas equipes com a ajuda de uma bússola tivemos que encontrar os 4 prismas e resolver as tarefas solicitadas. A equipe das patrulhas Mawé e Apiaká venceram esta atividade.

2º Dia: O dia do Grande Jogo
               Acordados pela nossa linda chefia, nos ajeitamos e fomos tomar o café da manhã, pois só voltaríamos para nosso acampamento a noite. Após a abertura, fomos divididos em 9 patrulhões, que misturavam lobinhos, escoteiros e seniores, que deveriam passar pelas nove bases.

Base 1: Minhocas Conscientizadas (Tropa Animalia)
              Vendados e sem usar as mãos, todos deveriam rastejar por uma lona molhada para pegar a comida (tampinha de garrafa pet) e colocá-las no balde. Todos conseguiram cumprir o objetivo, e quem saia da lona recebia um jato de água. Após isso sentamos em um círculo e conversamos sobre reciclagem, compostagem, aterros sanitários, a importância das minhocas e sobre a conscientização das pessoas com relação ao lixo.

Base 2: Fio de Ariadne e a Lenda do Minotauro ( Tropa Sênior)
              Todos vendados percorriam um caminho com subidas, descidas, tuneis, "rios" e alguns obstáculos, guiados por uma corda e pela chefia por todo o percurso. Os lobinhos, escoteiros e seniores adoraram este desafio, alguns até queriam repetir!!


Base 3: Desafio dos Campeões: Corrida de Obstáculos (Tropa II)
              Segundo o chefe Carlos, essa é a base que os seniores foram muito bem tratados. Está base composta por 8 obstáculos. O primeiro era mirar com duas bolinhas de tênis por vez nos três alvos que tinha. O próximo obstáculo era se rastejar por baixo do percurso de cordas, se encostasse o chefe jogava água. O terceiro obstáculo era andar com dois bambolês por uma certa distância depois rebolar cinco vezes. O quarto obstáculo, que era mais um desafio de equilíbrio muito engraçado, era andar com boias e conforme você andava o chefe colocava mais boias ( boatos que a maioria dos seniores caiu várias vezes), cada um deveria ir duas vezes pelo caminho. O quinto obstáculo era a cama de gato, se encostasse na corda deveria voltar desde o início da travessia. O sexto obstáculo era uma falsa baiana com uma corda e um slackline, onde deveríamos ir e voltar (neste obstáculo a Sênior teve um tratamento SUPER especial do querido chefe Carlos). O sétimo obstáculo era passar pela escada sem usar as mãos. E mais uma vez lá foi o chefe Carlos zoar a Sênior. O oitavo e último desafio era organizar, na ordem solicitada, a cada nove pessoas em cima de um tronco e arrumá-las sem cair.


Base 4: Rock do Escotismo (Alcateia Seeonee)
              Essa é a base em que cantamos e tocamos nossas "baterias". Ensaiamos um pouquinho e depois gravamos um videoclipe cantando e tocando com muita alegria, disposição, animação e trabalho em equipe.


Base 5: Ponte de Leonardo da Vinci e o jogo das cadeiras ( Clã Pioneiro)
            Nesta base tínhamos como objetivo montar uma ponte utilizando apenas bambus, sem o uso de amarras.

            O jogo das cadeiras é um jogo simples que envolve equilíbrio e trabalho em equipe, as cadeiras formam um círculo, e os jovens sentados de lado deitam sobre as pernas uns dos outros e aos poucos as cadeiras vão sendo retiradas, formando um grande círculo humano.

Base 6: Canções Escoteiras ( Alcateia Kaa)
            Cantamos inúmeras canções juntos, depois fomos divididos em quartetos e deveríamos 
escolher uma canção e apresentá-la as outras equipes. Para finalizar com chave de ouro esta base, cantamos todos juntos a canção da despedida.


Base 7: Cultura: pintura e quebra-cabeça (Alcateia Mowgli)
                Nesta base fomos divididos primeiramente em três grupos para montar um quebra-cabeça. Após montá-los, nos dividimos em duas equipes, onde escolhemos uma obra para pintar. Todos deveriam participar.

Base 8: Quadribol (Clã Pioneiro) 
               O jogo era inspirado no filme Harry Potter, os jogadores usaram pedaços de madeira como se fossem vassouras. Haviam três bolas no jogo: a Goles, o Balaço e o Pomo de Ouro. Diferentemente do quadribol dos bruxos, o balaço não era usado para atingir os jogadores, mas também era usado para fazer gol. Cada bola tinha uma pontuação diferente e algumas restrições: a Goles podia ser jogada por todos (valia 1 ponto), o balaço só podia ser jogado por escoteiros e lobinhos (valia 5 pontos), e já o Pomo de Ouro era exclusivamente dos lobinhos, apenas os menores e mais rápidos jogadores (valia 10 pontos). Quando o jogador estava com a posse de alguma bola só tinha direito a 3 passos. O objetivo do jogo era fazer gol.

Base 9: Segurança (Tropa III)
                 Havia uma antiga ponte em um rio com uma correnteza muito forte. O objetivo dessa base era fazer a segurança durante essa travessia construindo uma falsa baiana e com o auxílio das cadeirinhas de bombeiro passar todos do patrulhão para o outro lado do rio.

                Após a última base de todos os patrulhões fomos todos tomar banho, trocar de roupa e voltamos para nosso acampamento para concluirmos as nossas esquetes para o Fogo de Conselho. Perto das 19 horas fomos jantar e nos preparar para irmos para o local do nosso Fogo de Conselho.

                      Todo o CPA se reuniu para irmos juntos até o local em que seria realizado o Fogo de Conselho de 30 anos do CPA. Como o que é realizado neste momento é algo muito pessoal e super especial para cada lobo, escoteiro, sênior, pioneiro, chefe e pais não vou descrever como foi o Fogo, pois ler sobre as esquetes, as chamadas, as brincadeiras não vai chegar perto do que foi na realidade.Só posso dizer que foi bom conhecer mais sobre a história do grupo no qual faço parte! O final foi ótimo, muitas lágrimas rolaram durante a Canção da Despedida e o Grito da Tropa, principalmente poque é o último acamgrupo de uma grande parte de jovens na sênior. 

                 Acabado o Fogo voltamos para nosso acampamento e tivemos uma conversa no canto da chefia em volta da fogueira sobre nossos direitos e deveres. Após isso fomos todos dormir, pois o dia foi longo.

3º Dia: O último dia
                Acordados mais um dia pela nossa querida chefia, nos arrumamos para irmos tomar o café da manhã. Logo após o café da manhã fomos todos em direção ao local em que realizaríamos o nosso culto, que foi bem simples, sentamos primeiramente em patrulha e em tropa refletindo sobre o que fizemos, fazemos e iremos ou podemos fazer no nosso grupo, e depois abraçamos uns aos outros em sinal de irmandade.


              Depois do culto, o chefe Arlindo aplicou o jogo das catapultas. Fomos divididos em duas equipes, montamos as catapultas, enchemos as bexigas e fomos brincar de tiro ao alvo. Obs.: não sabemos quem ganhou.

              Depois deste jogo fomos desmontar o acampamento para ir almoçar e andamos de trator cantando com muita animação!!!!!!

             Após o almoço realizamos o encerramento com agradecimentos a todos que participaram e realizamos a premiação das esquetes:

1º Lugar: Clã Pioneiro - 60 anos, CPA no futuro.
2º Lugar: Tropa Sênior - 10 anos do CPA (aeee)
3º Lugar: Tropa III - 20 anos do CPA.


             Encerramos o nosso acamgrupo de 30 anos, agradecendo a todos os presentes que participaram do nosso grupo contribuindo para a construção dessa história linda, que venham mais 30, 40,50 anos pela frente.
"Escoteiros do mundo, agora irmãos." (Robert Baden-Powell)



SAPS.