24 de novembro de 2014

Acampamento 22 e 23/11 - New Generation

Nosso ano está chegando ao fim! Com certeza foi um ano maravilhoso cheio de mudanças na Tropa Sênior Harpyja. E pra encerrar , um acampamento sênior de qualidade com muitas aventuras, despedidas e boas vindas.Iniciamos o fim de semana nos encontrando logo de manhã bem cedo na sede do grupo, dividimos as patrulhas nos carros e seguimos ate o inicio da estrada para a Fazenda Pico Paraná. Chegando lá cada patrulha recebeu um pacote contendo sacos de lixo, intruções com 10 atividades para cumprir durante o caminho ate a fazenda e uma bússola para fazer o percurso de Gilwell.

Após andar quase 6 quilômetros, chegamos a fazenda para montar nosso acampamento, juntamos as patrulhas Apiaká com Kariri (Apiriri) e Txuka com Mawé (txukamawe), fizemos a abertura e recebemos a comida para fazer o almoço: Arroz carreteiro.

Depois de lavar as montanhas de louças, chefe Shiba aplicou um jogo: cada patrulhão teria que montar uma biga para cumprir um percurso e durante ele achar duas cordas, voltar para o local de inicio e adivinhar os nós que estavam nas cordas achadas. O patrulhao Txukamawe ganhou esse jogo.

Após isso foi a vez do chefe Tilso aplicar um jogo para nossa tropa: cada patrulhão teria que achar pelo menos 5 batatas doce perdidas no rio e faze-las de duas maneiras diferentes. A txucamawe fez fritas e assadas e a Apiriri fez umas na grelha e outras assadas na brasa. Enquanto uns cuidavam das nossas batatas, outros (nossos seniores fortões) foram ajudar a pegar a lenha para nosso fogo de conselho.

Quando começou a escurecer, pegamos os ingredientes para nossa janta: macarrão com molho de frango (boatos que o da Apiriri ficou mais gostoso). Depois de comer muito, a chefe Mariza aplicou o jogo noturno chamado Pangea: era o planeta Terra que formava um só continente. Os humanos (tropa Sênior) tinham inimigos mortais chamados trolls. Eles tinham que encontrar o circulo do Poder para salvar a raça humana. Para encontrar o circulo, deveriam encontrar os sábios (Gronks) e pegar com cada um deles uma parte de um enigma que juntando as partes encontraria o circulo do poder, porém tinham que fugir dos trolls que se encostassem em qualquer humano, este congelaria. Quando os humanos encontrarem o Circulo terão o poder e o controle absoluto dos trolls e dominarão Pangea.  O patrulhão Txukamawe ganhou.
E finalmente chegou a hora do nosso fogo de conselho, organizado pelos seniores Andrei e Lucas Barbosa e a guia Rafaela, por ser o ultimo deles na Tropa Senior. Foi um fogo cheio de emoções, despedidas, amor e amizade entre irmãos escoteiros.
Quando terminamos nosso fogo, chefe Shiba mandou a gente arrumar nossas mochilas de ataque porque iríamos subir o Itapiroca, montanha próxima ao Pico Paraná. Depois de tudo pronto, começamos nossa caminhada as 2:30 com o objetivo de ver o nascer do sol, mas começou a chover e nossos seniores estavam cansados depois de tantas atividades, então paramos no Getulio, morro ao qual a passagem é obrigatória para quem vai ao Pico Paraná, Itapiroca ou Caratuva.

Chegamos ao nosso acampamento perto das 8 horas, tomamos nosso café da manhã e fomos para o culto, também organizado pelos nossos seniores Andrei e Lucas Barbosa e a guia Rafaela. O tema abordado para reflexão foi uma metáfora da fogueira do fogo de conselho.Depois disso chefe Shiba aplicou um jogo: cada patrulhão teria que fazer uma maca para levar um ferido em um percurso dentro do rio, a vida do paciente era uma vela, se a vela apagasse teria que voltar ate o inicio do percurso. A patrulha Txucamawe venceu esse jogo.

Depois de enfrentar as pedras escorregadias, ficamos livres dentro de um lago tentando pegar peixe e fazendo preguiça e comando craw na famosa corda do Shiba.

*Martha cuidando da sua rede de pesca*

E para encerrar esse acampamento, a chefia preparou um churrasco maravilhoso. Desmontamos nosso acampamento, fizemos o encerramento e voltamos para a sede do CPA.
Agradecemos a todos os chefes, seniores e guias que participaram desse momento, foi maravilhoso passar um fim de semana estilo Sênior. E aos nossos seniores que passarão para o clã pioneiro um agradecimento mais que especial pelos anos dedicados, pelos momentos especiais e pelas amizades que serão para sempre. Assim como diz nossa canção da despedida
: não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.